14
de
February
,
2024

O que é cultura Customer Centric? Entenda os benefícios de colocar o cliente no centro da sua estratégia de negócio.

Customer Centric é mais do que uma estratégia. Colocar o cliente no centro das decisões precisa fazer parte da cultura da empresa. Entenda mais em nosso artigo.

Atendimento ao cliente

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e orientado pelo cliente.

Empresas que priorizam as necessidades e experiências dos clientes têm uma vantagem significativa, construindo a fidelidade de seus consumidores e aumentando o LTV (Life time value – taxa que mede o ciclo de vida do cliente e quanto ele investe na empresa).

O que significa ser Customer Centric?

Customer centric, ou cliente no centro, vai além de simplesmente fornecer um bom atendimento ao cliente.

É uma estratégia que coloca o cliente no centro de todas as decisões e ações da empresa, sendo necessário que todos os colaboradores da empresa estejam envolvidos:

A abordagem Customer Centric precisa fazer parte da cultura da organização.

Uma cultura empresarial Customer Centric começa com uma liderança comprometida em priorizar o cliente em todos os aspectos do negócio.

Isso significa comunicar e reforçar consistentemente a importância do cliente em todas as camadas da empresa, desde os altos executivos até os funcionários da linha de frente.

Todos devem estar alinhados com a visão de colocar o cliente em primeiro lugar.

Uma cultura empresarial Customer Centric também se reflete na maneira como uma empresa projeta seus serviços, trazendo o foco não apenas nas características e funcionalidades internas, mas também nas necessidades e desejos dos clientes,garantindo que ofereçam valor real e relevância.

Customer Centric na prática:

  • Mapeie a jornada do cliente

A jornada do cliente precisa ser mapeada detalhadamente, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.

É através desse mapeamento que a empresa entenderá onde estão as dificuldades de seus consumidores, trazendo as melhores soluções e inovações para o processo.

  • Compreenda seu cliente

Escutar com empatia e compreender o que o consumidor está dizendo e precisando é essencial para um bom atendimento em todos os pontos da jornada.

  • Tenha diferentes canais de relacionamento

Entenda quais são os canais de relacionamento preferidos dos seus clientes e facilite o contato deles com sua empresa.

  • Capacite os colaboradores

Os colaboradores precisam ter autonomia e recursos para tomar decisões que atendam às necessidades dos clientes de forma rápida e eficaz.

Isso requer um ambiente de trabalho onde a inovação, a colaboração e a excelência no atendimento ao cliente sejam valorizadas e incentivadas.

  • Acompanhe as métricas com foco no cliente

É importante entender quais métricas são importantes medir para acompanhar os resultados das ações Customer Centric.

Métricas como LTV (lifetime value) que mede o ciclo de vida do cliente, CHURN, taxa que mede a saída dos clientes, NPS (Net promoted score), taxa que mede o nível de confiabilidade do cliente com a marca, são taxas importantes para acompanhar o desempenho das ações.

Conheça os benefícios:

  • Maior satisfação do cliente:

Quando o cliente está no centro de todas as operações e decisões, as empresas são capazes de oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores de maneira mais eficaz.

Isso leva a uma maior satisfação do cliente e pode resultar em maior fidelidade à marca e recomendação para outros clientes.

  • Melhor retenção de clientes:

Clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer fiéis à empresa e continuar comprando seus produtos ou serviços ao longo do tempo, aumentando a taxa LTV.

Uma cultura Customer Centric ajuda a criar relacionamentos mais fortes e duradouros com os clientes, o que pode levar a uma maior retenção de clientes e maior receita recorrente.

  • Aumento da lealdade à marca:

Empresas que demonstram um compromisso genuíno com o sucesso e a satisfação dos clientes são mais propensas a criar laços emocionais com eles.

Isso leva a uma maior lealdade à marca, onde os clientes escolhem consistentemente uma empresa específica devido à sua reputação de oferecer experiências excepcionais.

  • Maior vantagem competitiva:

Em um mercado saturado,onde os concorrentes muitas vezes oferecem produtos e serviços similares, uma cultura Customer Centric pode ser um diferencial importante.

  • Feedback valioso dos clientes:

Uma cultura Customer Centric incentiva a coleta ativa de feedback dos clientes, que pode ser usado para melhorar continuamente produtos, serviços e processos.

Esse feedback direto dos clientes é uma fonte valiosa de insights que podem ajudar a impulsionar a inovação e aprimorar a experiência do cliente.

Clientes satisfeitos são mais propensos a compartilhar suas experiências positivas com amigos, familiares e colegas.

Uma cultura Customer Centric pode aumentar as indicações dos consumidores trazendo conhecimento da marca, e aquisição de novos clientes por meio de referências.

Desenvolver uma cultura empresarial Customer Centric é essencial para o sucesso em Customer Experience.

Isso requer um compromisso de toda a organização, desde a liderança até os funcionários da linha de frente, em colocar o cliente no centro de suas estratégias.

Quando as empresas adotam essa mentalidade e abordagem, é possível criar relacionamentos mais fortes com os clientes, impulsionando a lealdade e alcançando o sucesso sustentável a longo prazo.

Quer saber como as soluções da Octágora podem compor sua estratégia Customer Centric?

Entre em contato com a gente aqui.

Se você gostou desse artigo, vai gostar desses também:

 

Inovação e influência: como sua marca pode inovar e conquistar o coração dos clientes.

Cultura organizacional de inovação: entenda como a inovação pode transformar a cultura de sua empresa

Como entregar mais valor no atendimento ao cliente, e por que isso é importante

Voz do cliente: o quanto é importante ouvir o seu consumidor?

 Fidelização de clientes: o que faz o consumidor voltar?

Conheça o caminho para o encantamento do cliente.

 

 

 

 

 

 

 

Autoatendimento

Baixe nosso material e conheça mais sobre nossas soluções para o autoatendimento.

Clique aqui
Assistência Visual Remota e pós-venda

Saiba como sua empresa pode transformar o atendimento no pós-venda.

Baixe aqui
Será que Assistência Visual Remota é para minha empresa?

Faça nosso teste e descubra se a Assistência Visual remota será interessante para seu negócio.

Quero meu teste!