15
de
September
,
2022

Cultura organizacional de inovação: entenda como a inovação pode transformar a cultura de sua empresa

Entenda a importância de uma cultura organizacional forte e como a inovação pode ser um agente importante na cultura de uma empresa.

Atendimento ao cliente

O que é cultura de uma empresa?

A cultura de uma empresa é o conjunto de valores e princípios que formam a sua identidade, servindo de guia e referência para as ações de todos os membros da instituição.

Segundo Jonh Coleman, “uma cultura empresarial forte começa com uma visão ou declaração de missão. Essas frases simples orientam os valores de uma empresa e fornecem um propósito. Esse propósito, por sua vez, orienta todas as decisões que os colaboradores tomam.”

Entre os benefícios de ter uma cultura empresarial definida estão:

  • Recrutamento e retenção de colaboradores: com uma cultura organizacional definida, os profissionais que dividem os mesmos valores que a empresa são atraídos para ela, e se sentem mais realizados em seu trabalho.
  • Reputação de marca: na cultura organizacional bem estabelecida, todas as interações internas são baseadas nos mesmos valores, o que transparece também para o público.
  • Produtividade: participar de uma empresa que tem os mesmos valores pode incentivar a produtividade dos colaboradores.

O que é Cultura de Inovação?

A Cultura de Inovação é um tipo de cultura corporativa que promove o desenvolvimento de inovações dentro da empresa.

Todos os colaboradores são incentivados a contribuir e a compartilhar seus aprendizados, com o objetivo de melhorar a organização como um todo.

Segundo a plataforma Distrito, “A cultura de inovação está presente nas empresas que mais se destacam na nova economia. Isso porque pessoas e empresas que respiram inovação conseguem criar e se reinventar com mais facilidade e rapidez em tempos de incertezas, como os cenários atuais. E para que o ato de inovar seja uma realidade fatual, não basta que a inovação seja relegada a uma área específica,mas que esteja impregnada em todos as áreas e pessoas das empresas.”

É importante que todas as áreas e colaboradores da empresa estejam comprometidos com a inovação.

Com o foco em alcançar objetivos, a cultura de inovação encoraja o aprendizado constante, entende o valor dos testes e erros, e promove a criatividade.

Segundo artigo da Liga Ventures, “ter a inovação como um pilar cultural é fundamental para a constante otimização de processos. Isso porque esse valor é o que faz com que cada profissional avalie e reveja suas ações, encontrando formas de reduzir custos, aumentar a produtividade e gerar resultados mais inovadores e efetivos.”

Além da otimização de processos, a Inovação é um valor importante para os consumidores.

Em nosso artigo “Inovação e influência: como sua marca pode inovar e conquistar o coração dos clientes” falamos sobre como a inovação é um atributo percebido pelo consumidor, sendo o principal driver de influência de 2021 segundo o estudo The most influential brands da Ipsos.

O propósito da Octágora é que nosso cliente inove com nossas soluções, entregando um melhor atendimento aos seus consumidores, reduzindo também custos com visitas improdutivas.

Quer conversar mais sobre como podemos ajudar sua empresa no processo de inovação?

Agende uma demonstração conosco aqui!

Referências:

https://distrito.me/blog/cultura-de-inovacao/

https://insights.liga.ventures/inovacao/cultura-de-inovacao/

https://neilpatel.com/br/blog/tipos-de-cultura-organizacional/

https://neilpatel.com/br/blog/cultura-organizacional/

Autoatendimento

Baixe nosso material e conheça mais sobre nossas soluções para o autoatendimento.

Clique aqui
Assistência Visual Remota e pós-venda

Saiba como sua empresa pode transformar o atendimento no pós-venda.

Baixe aqui
Será que Assistência Visual Remota é para minha empresa?

Faça nosso teste e descubra se a Assistência Visual remota será interessante para seu negócio.

Quero meu teste!