18
de
August
,
2023

Mercado de BPOs: como a terceirização pode trazer inovação para sua empresa.

Entenda mais sobre o mercado de BPOs e como a terceirização pode trazer inovação.

Atendimento ao cliente

A terceirização de processos de negócios (BPO - Business Process Outsourcing) é uma prática cada vez mais comum atualmente.

Segundo a Abrapsa (Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo) “BPO é uma valiosa estratégia para adoção de serviços em processos de negócios para companhias em busca de novas maneiras de aumentar o desempenho empresarial, por um maior controle dos custos, redução dos riscos, fomentar a colaboração e incrementar a transparência.”

Empresas de diversos setores têm recorrido aos serviços de BPO para:  

- Aumentar a eficiência operacional.

- Reduzir custos.

- Focar em suas atividades principais.

Definição e Abrangência do Mercado de BPOs:

Os serviços de BPO envolvem a transferência de funções de uma empresa para fornecedores especializados, que assumem a responsabilidade por essas atividades.

Essas funções podem incluir:

- Processos de RH

- Folha de pagamento

- Atendimento ao cliente

- Contabilidade

- Gestão financeira

- Logística

O mercado de BPOs é amplo e abrange diversas indústrias, desde empresas de tecnologia até setores de saúde, financeiro e de varejo.

Os prestadores de serviços de BPO podem ser empresas especializadas no fornecimento de serviços específicos ou conglomerados que oferecem uma ampla variedade de soluções para diversas necessidades das empresas.

Tendências no Mercado de BPOs:

O mercado de BPOs tem passado por rápidas mudanças e evolução ao longo dos anos.

Algumas das principais tendências incluem:

  • Automação e Tecnologia Avançada: A automação e o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, estão transformando os serviços de BPO. Processos repetitivos e rotineiros podem ser automatizados, melhorando a eficiência e a precisão dos serviços prestados.
  • BPOs em Nuvem: A computação em nuvem tem permitido a entrega de serviços de BPO de forma mais flexível e escalável. Isso possibilita que as empresas acessem os serviços de qualquer lugar e em qualquer momento,sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.
  • Foco em Análise de Dados: A análise de dados tem se tornado uma parte fundamental dos serviços de BPO. As empresas estão buscando insights e inteligência a partir dos dados coletados, ajudando a orientar decisões estratégicas e otimizar processos.
  • Integração com Serviços Digitais: Os BPOs estão cada vez mais integrados com serviços digitais, como comércio eletrônico, marketing digital e atendimento ao cliente online. Isso permite que as empresas ofereçam uma experiência mais abrangente e coerente aos seus clientes.

Impacto Econômico e Benefícios:

O mercado de BPOs tem um impacto significativo na economia brasileira e global.

Segundo um estudo da Abrapsa, de 2010 a 2021, a taxa de crescimento de emprego no segmento de BPOs (Business Process Outsourcing) teve expansão de 149%, 11 vezes superior à soma nacional.

Quando as empresas se concentram em suas funções principais, a terceirização de processos de negócios impulsiona a inovação, a criação de empregos e o crescimento econômico.

Além disso, os BPOs oferecem diversos benefícios para às empresas, como:

  1. Redução de custos: A terceirização de processos permite que as empresas reduzam custos operacionais, economizando em infraestrutura, mão de obra e tecnologia.
  2. Acesso à especialização: Contratando BPOs especializados, as empresas podem contar com a expertise de profissionais qualificados, mesmo em áreas que não são o foco principal de suas operações.
  3. Flexibilidade: A terceirização permite que as empresas sejam mais flexíveis em relação às demandas de mercado, podendo ajustar a escala dos serviços conforme necessário.
  4. Foco no Core Business: Delegando tarefas secundárias, as empresas podem se concentrar em suas atividades principais, impulsionando o crescimento e a competitividade.

BPO e Inovação

O mercado de BPOs tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para as empresas melhorarem sua eficiência, reduzirem custos e se adaptarem às rápidas mudanças do ambiente de negócios.

Através da inovação tecnológica, integração de serviços digitais e análise de dados, os BPOs continuam a evoluir para oferecer soluções mais eficazes e personalizadas para as necessidades das empresas.

Com seu impacto econômico positivo e seus diversos benefícios, os BPOs se tornaram um componente valioso no cenário empresarial global.

Octágora + BPOs

As ferramentas da Octágora estão sendo utilizadas em grandes BPOs do Brasil para o atendimento ao cliente, capacitando a equipe técnica e possibilitando uma melhor experiência ao consumidor.

Assistência Visual Remota torna o atendimento ao cliente colaborativo e eficaz, aumentando a taxa de FCR (Resolução no primeiro contato).

Nossa plataforma de atendimento em Libras está sendo utilizada por grandes instituições financeiras e no varejo pela Via, em empresas como Extra.com, Ponto e Casas Bahia, possibilitando um atendimento ao cliente mais inclusivo. Leia a matéria aqui.

Entre em contato com a gente e saiba como trazer inovação para o atendimento ao cliente em sua empresa.

Fontes:

https://itforum.com.br/noticias/ia-e-questoes-regulatorias-estao-entre-desafios-para-bpos/

https://administradores.com.br/noticias/outsourcing-consultivo-a-nova-tendencia-do-mercado?desktop=true

https://miriangasparin.com.br/2023/04/setor-de-bpo-expande-emprego-na-contramao-da-economia/

https://employer.com.br/a-procura-por-bpo-deve-crescer-ate-2024/

https://blog.convenia.com.br/business-process-outsourcing-bpo/

https://abrapsa.org.br/

Autoatendimento

Baixe nosso material e conheça mais sobre nossas soluções para o autoatendimento.

Clique aqui
Assistência Visual Remota e pós-venda

Saiba como sua empresa pode transformar o atendimento no pós-venda.

Baixe aqui
Será que Assistência Visual Remota é para minha empresa?

Faça nosso teste e descubra se a Assistência Visual remota será interessante para seu negócio.

Quero meu teste!